Compromisso contínuo com você

O processo da CETRAD respeita sua individualidade, corrige desequilíbrios
te prepara para viver com mais liberdade e movimento.

Avaliação Biomecânica Funcional

Tudo começa com uma análise detalhada da forma como seu corpo se movimenta. Identificamos padrões, assimetrias, a presença de desequilíbrios biomecânicos e sobrecargas nas estruturas, que podem estar gerando dor, lesões permanentes ou comprometendo sua performance nas atividades cotidianas, exercício físico e esporte.

Análise Morfológica

Nosso corpo é único em suas características externas e internas e capaz de executar um dado movimento de forma particular entre diferentes indivíduos. Isso pode ser explicado, em parte, pelas diferentes morfologias internas de cada pessoa. Dentro do aparelho locomotor, a morfologia interna diz respeito à forma de nossos ossos, sua organização e funcionamento, sendo influenciada por nossa genética e por estímulos corporais externos vivenciados durante nosso desenvolvimento.

Intervenção com foco na causa da dor

A partir da avaliação biomecânica funcional, criamos um plano de tratamento que atua diretamente na raiz do problema. Utilizamos técnicas manuais, exercícios de ajuste biomecânico e estratégias específicas para restaurar de forma sustentável o equilíbrio do seu sistema musculoesquelético. As sessões terapêuticas têm duração de 60 minutos e partem de um atendimento individualizado e personalizado, baseado nas necessidades específicas, obtidas e analisadas durante a avaliação.

Prevenção e construção de autonomia

Ao longo do processo, você aprende a cuidar do seu corpo, prevenindo o surgimento de lesões e dores e aumentando sua autonomia. O objetivo é que você se sinta seguro(a), capaz e preparado(a) para se movimentar com mais liberdade e menor sobrecarga e desgaste para suas estruturas corporais. Para auxilia-lo neste processo, a CETRAD, dispõem de um olhar integrado para a investigação e intervenção sobre:

• Você, em sua totalidade e particularidade (física, mental, emocional, social);

• Seus ambientes (como são e quais são os elementos facilitadores e dificultadores de estar inserido neles);

• Suas tarefas e como as realiza nos ambientes relatados;

• Seu estilo de vida nos principais pilares de saúde (nutrição, sono e exercício físico).

Sobre a CETRAD

Nosso espaço foi planejado para o acolhimento e atendimento individualizado, 

personalizado, humanizado e buscando o bem estar de nossos clientes. 

Temos uma sala ampla com equipamentos modernos e vários outros recursos 

voltados para a reabilitação funcional em dor e sua prevenção.

Quem procura a CETRAD?

Indivíduos com dor aguda e crônica de origem musculoesquelética, em sua maioria dor crônica.

Indivíduos que buscam melhorar a postura e a mecânica corporal nas atividades de vida diária, profissionais e nos exercícios físicos/esportes.

Indivíduos sem dor e/ou lesões e que buscam a prevenção das mesmas.

 

Ergonomia

Segurança, conforto e eficiência

Ter um bom desempenho produtivo nas atividades laborais e de vida diária, associado ao bem-estar físico e qualidade de vida, deve ser algo a ser almejado por todos nós!

Promover adequadas interações entre nós e os ambientes que estamos inseridos é garantir que tais ambientes, recursos e equipamentos contidos neles, foram desenvolvidos a partir do conhecimento cientifico e princípios da biomecânica humana, sendo fundamentais para a promoção de nossa saúde musculoesquelética, favorecendo também nossos processos mentais e sua inter-relação.

Por isso, a ergonomia enquanto ciência foi criada para atuar como ferramenta essencial na prevenção e tratamento de lesões e dores relacionadas ao trabalho. Mas afinal, por que não estender este conhecimento e as boas práticas às nossas demais funções cotidianas, sobretudo às funções que realizamos diariamente?

Lembre-se, quanto melhor sua postura e qualidade de movimentos aliada a ambientes e recursos adequados, maiores serão as chances de se manter saudável e livre de dores!

Ter um bom desempenho produtivo nas atividades laborais e de vida diária, associado ao bem-estar físico e qualidade de vida, deve ser algo a ser almejado por todos nós! Promover adequadas interações entre nós e os ambientes que estamos inseridos é garantir que tais ambientes, recursos e equipamentos contidos neles foram desenvolvidos a partir do conhecimento cientifico e princípios da biomecânica humana, sendo fundamentais para a promoção de nossa saúde musculoesquelética, favorecendo também nossos processos mentais e sua inter-relação.
Por isso, a ergonomia enquanto ciência foi criada para atuar como ferramenta essencial na prevenção e tratamento de lesões e dores relacionadas ao trabalho. Mas afinal, por que não estender este conhecimento e as boas práticas às nossas demais funções cotidianas, sobretudo funções que realizamos diariamente? Lembre-se, quanto melhor sua postura e qualidade de movimentos aliada a ambientes e recursos adequados, maiores serão as chances de se manter saudável e livre de dores!

Precisando de uma consultoria funcional e
ergonômica para você e seu ambiente?

Abaixo algumas dicas e sugestões ergonômicas

Como escolher assentos

Se você pretende adquirir algum tipo de assento, confira abaixo algumas características importantes antes de comprá-lo.


  • Ângulo de 90º entre encosto e assento, afim de garantir o melhor posicionamento da bacia e coluna vertebral.
  • Resiliência do encosto e assento: assentos e encostos muito macios cedem com facilidade ao peso do corpo, não permitindo a manutenção da postura adequada ao sentar.
  • Altura do assento: a altura do assento deve garantir, no mínimo, 90º de flexão dos quadris durante a postura sentada e ainda permitir o apoio total dos pés no solo.
  • Profundidade do assento: evite assentos profundos, pois não garantem o posicionamento adequado das articulações quando as costas estão apoiadas no encosto. A profundidade adequada deve permitir a manutenção da flexão dos quadris e joelho a 90º, com os pés totalmente apoiados no chão e a coluna vertebral com a manutenção de suas curvaturas fisiológicas.
  • Braços laterais: permitem o posicionamento e relaxamento dos braços. Dê preferência aqueles que mantenham os cotovelos em flexão de 90º, sem que os ombros se elevem.

.

Sentando sobre a
bola suíça

Sentando sobre a bola suíça

Benefícios:

Tonifica e dá resistência aos músculos do tronco;

Conforto para os ísquios devido sua capacidade de acomodação;

Sua característica esférica e instável permite nosso
corpo se movimentar gerando reação muscular constante
aos desequilíbrios.